
DIU de cobre X DIU hormonal

Dispositivo intrauterino (DIU) como próprio nome já diz, é um dispositivo inserido dentro da cavidade uterina, funcionando como método contraceptivo. Os DIUs podem ser hormonais (contendo levonogestrel) ou não hormonal (diu de cobre, sem hormônios).
Qual a diferença entre os dois?
Para anticoncepção, ambos têm um funcionamento e eficácia excelente, como outros métodos anticoncepcionais. A grande diferença será em características secundarias do método. O DIU hormonal (Mirena) tem a característica de fazer um bom controle do fluxo menstrual, enquanto o DIU de cobre pode fazer um aumento desse fluxo.
O DIU de cobre normalmente é utilizado para pacientes que não queiram método hormonal (único método anticoncepcional isento de hormônios) ou para pacientes que tenham contraindicação ao hormônio (câncer de mama, doença hepática, entre outras ...).
Qual tempo eles têm de duração?
A duração é de 5 anos, ou seja, é um dispositivo considerado de longa duração.
Existe chance de falha?
A chance de falha dos dois métodos é extremamente baixa, sendo parecida com a dos métodos cirúrgicos, como a laqueadura ou vasectomia, o que os deixa entre os métodos mais eficazes que existem.
O DIU de cobre e o DIU Hormonal possuem eficácia superior quando comparados aos métodos de curta ação, como as pílulas, injeções, anel e adesivo contraceptivo.
Como sei se é um bom método para mim?
O DIU de cobre e o DIU Hormonal são anticoncepcionais de fácil adaptação, e uma escolha interessante para pacientes que queiram um método de longa duração, sem desejo gestacional a um curto/médio prazo.
Consulte seu médico para eventuais dúvidas.
Dr. Ivan Piotto
Especialista em Mastologia, Ginecologia e Obstetricia
CRM: 163247



